Conhecer a criança



É viajar no mundo encantado da imaginação.
É vive com ela os encantos e as maravilhas desperadas de um mundo de inocência e descobertas.
É surpreender a cada dia com o desabrochar de um conhecimento que se amplia com tanta naturalidade.
É a conquista de um amor tão sincero e jamais visto.
É plantar uma minuscula semente e vê-la germinar com tamanha felicidade.
É viver uma fantástica experiencia...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tecnologias de aprendizagem ao longo da vida

Ao longo da vida o indivíduo precisa estar aprimorando seus conhecimentos constantemente devido aos novos avanços e o mundo globalizado, tanto na vida pessoal, social e principalmente profissional.
Segundo Freire: ``Aprender significa ao aprendiz ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimento já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento. ``
Portanto adquirimos informações e somos capazes de transmiti-las desde os primeiros dias de vida. Aprendemos e ensinamos constantemente, pois temos que interagir com pessoas e objetos no cotidiano.
No decorrer de nossa existência, somos incentivados e encorajados a desenvolver as predisposições como caçador-passivo e caçador-ativo. Porém essas predisposições  devem ser flexíveis de acordo com o contexto vivenciado. Logo, é possível concluir que devemos criar ambientes de aprendizagem com atividades, objetos e materiais de suporte pedagógico.
Sabendo que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, devemos proporcionar vários tipos de ambientes de aprendizagem. O papel fundamental do educador do futuro é resgatar as potencialidades que as pessoas têm para aprender e ser agentes de aprendizagem, criando oportunidades para que elas possam colocar em prática esses potenciais de modo consciente. O educador do futuro de ser capaz de criar condições para que cada indivíduo possa se conhecer como verdadeiro aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário